Home » Notícias » Soja pode alcançar 119 milhões de toneladas na safra 2018/2019

Soja pode alcançar 119 milhões de toneladas na safra 2018/2019

A principal região produtora do País – a Centro-Oeste – terá, conforme analistas, incremento no plantio, com variação entre 1,3% a 3,3% em relação à anterior. Com isso, podendo ultrapassar os 16 milhões de hectares plantadosMoacir Neto

Das culturas de verão, a soja novamente é protagonista na próxima safra, a 2018/2019, podendo alcançar produção entre 117 e 119,4 milhões de toneladas. Em Goiás, a previsão para início do plantio na primeira semana de outubro não se confirmou, ficando para a segunda quinzena. É prevista elevação na área cultivada em intervalo de 2% a 4%, no comparativo com a safra anterior. Os bons preços do produto, dentre outros fatores, justificam o aumento de área. Por outro lado, há produtores desmotivados com a cultura do feijão primeira safra, que deve perder terreno para a oleaginosa. É o que mostra o 1º Levantamento da Safra de Grãos, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), referente à próxima safra.

A principal região produtora do País – a Centro-Oeste – terá, conforme o boletim, incremento no plantio, com variação entre 1,3% a 3,3% em relação à anterior. Com isso, podendo ultrapassar os 16 milhões de hectares plantados. Em Mato Grosso, o vazio sanitário encerrou-se em 15 de setembro e o início do plantio foi marcado por um bom volume de chuva, especialmente na parte oeste do estado. Com isso, os trabalhos de semeadura foram favorecidos.

Somados todos os fatores, a expectativa dos sojicultores brasileiros é de continuação do crescimento na área plantada, com intervalo variando entre 0,8% a 2,8%, comparado com a safra anterior. O otimismo também pode ser observado no mercado, já que a soja é, até pela sua demanda, um produto com forte liquidez. Mas há a expectativa de grande safra norte americana. Ainda assim, os preços estão em patamares considerados remuneradores pelos produtores, conforme destaca a Conab.

Conforme o boletim da Conab, a produção estimada para o primeiro levantamento da safra 2018/2019 indica um volume entre 233,6 e 238,5 milhões de toneladas de grãos, com uma variação entre 2,5% e 4,7% a mais do que a safra passada. Isso significa que a produção nacional poderá aumentar entre 5,6 e 10,6 milhões de toneladas. Os números foram divulgados na última quinta, 11.

Sendo assim, a estimativa de área total deverá apresentar forte incremento, com um intervalo de 16,6 a 16,8 milhões de hectares. Com relação à área total de grãos no país, a perspectiva é de aumento de 0,2 a 2,3% para o plantio da safra 2018/19, que poderá variar de 61,9 a 63,1 milhões de hectares.

Portal Revista Safra, com informações da Conab

O post Soja pode alcançar 119 milhões de toneladas na safra 2018/2019 apareceu primeiro em Portal Revista Safra.

Powered by WPeMatico

Check Also

O tempero da tecnologia indiana

Em meio a uma dinâmica social caótica, com fortes contrastes entre riqueza e pobreza, os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *