Home » Notícias » Safra de soja ganha 14 milhões de novos hectares

Safra de soja ganha 14 milhões de novos hectares

No primeiro trimestre deste ano, a comercialização da safra 2017/18 de soja em Goiás chegou a 60%, conforme apontou a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO). Em nota, a entidade argumentou que “o mercado internacional está aquecido. A exemplo de outros estados, a comercialização avançou rapidamente nas últimas semanas”O clima até ajudou. Mas o incremento de área pode ser um dos principais fatores na hora de apurar os números da produção da atual safra. Na de soja, especificamente, o Brasil ganhou nada menos que 14,4 milhões de hectares novos de soja desde a safra 2006/07, tornando a cultura a protagonista no aumento da área. E a previsão da segunda maior colheita de grãos, com uma produção de 232,6 milhões de toneladas, está mantida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que soltou recentemente o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2017/18. A estimativa de área é também destaque, com a entrada de números das culturas de inverno e outras, podendo se tornar a maior da série histórica, ou seja, 61,5 milhões de hectares.

Na safra 1997/98 a área de soja ultrapassou a área de milho total e desde então ocupa o primeiro lugar em área semeada no País. Atualmente corresponde a cerca de 57% da área total semeada com grãos. A boa rentabilidade da cultura, sobretudo em Goiás, notadamente na região Sudoeste, estimularam os produtores a cultivá-la. Neste levantamento o crescimento da área está sendo estimado em 3,5% em relação ao ano passado, atingindo 35,1 milhões de hectares.

A produção atual estimada pela Conab indica um incremento de 3 milhões de toneladas, superior ao levantamento passado, resultado do avanço da colheita da soja e do milho primeira safra, que têm confirmado boas produtividades e uma estimativa maior da área de milho segunda safra. Apesar desse resultado ser 2,1% menor que o da última safra, o Brasil deve colher a segunda maior safra da história.

No primeiro trimestre deste ano, a comercialização da safra 2017/18 de soja em Goiás chegou a 60%, conforme apontou a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO). Em nota, a entidade argumentou que “o mercado internacional está aquecido. A exemplo de outros estados, a comercialização avançou rapidamente nas últimas semanas”.

Baseando-se em dados colhidos junto ao Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), a Aprosoja disse que a colheita de soja foi concluída em cerca de 65% (no mês de março) dos quase 3,4 milhões de hectares plantados neste ano, mas seguia atrasada na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 80% das lavouras já haviam sido colhidas. A área plantada no estado cresceu 3,3%, para uma produção superior a 11 milhões de toneladas. A soja e o milho, que possuem os maiores volumes de produção do País, devem ter produção de 117 e 89,2 milhões de toneladas, respectivamente. Do total da produção de milho, 26,3 milhões de toneladas devem ser colhidas na primeira safra e 62,9 milhões de toneladas, na segunda.

Portal Revista Safra, com informações da Conab e Aprosoja-GO

O post Safra de soja ganha 14 milhões de novos hectares apareceu primeiro em Portal Revista Safra.

Powered by WPeMatico

Check Also

Com safra de 228 milhões de toneladas, exportações já somam US$ 49 bilhões

A China manteve-se como principal destino das exportações do agronegócio brasileiro no primeiro semestre deste ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *