Home » Notícias » Safra de soja ganha 14 milhões de novos hectares

Safra de soja ganha 14 milhões de novos hectares

No primeiro trimestre deste ano, a comercialização da safra 2017/18 de soja em Goiás chegou a 60%, conforme apontou a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO). Em nota, a entidade argumentou que “o mercado internacional está aquecido. A exemplo de outros estados, a comercialização avançou rapidamente nas últimas semanas”O clima até ajudou. Mas o incremento de área pode ser um dos principais fatores na hora de apurar os números da produção da atual safra. Na de soja, especificamente, o Brasil ganhou nada menos que 14,4 milhões de hectares novos de soja desde a safra 2006/07, tornando a cultura a protagonista no aumento da área. E a previsão da segunda maior colheita de grãos, com uma produção de 232,6 milhões de toneladas, está mantida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que soltou recentemente o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2017/18. A estimativa de área é também destaque, com a entrada de números das culturas de inverno e outras, podendo se tornar a maior da série histórica, ou seja, 61,5 milhões de hectares.

Na safra 1997/98 a área de soja ultrapassou a área de milho total e desde então ocupa o primeiro lugar em área semeada no País. Atualmente corresponde a cerca de 57% da área total semeada com grãos. A boa rentabilidade da cultura, sobretudo em Goiás, notadamente na região Sudoeste, estimularam os produtores a cultivá-la. Neste levantamento o crescimento da área está sendo estimado em 3,5% em relação ao ano passado, atingindo 35,1 milhões de hectares.

A produção atual estimada pela Conab indica um incremento de 3 milhões de toneladas, superior ao levantamento passado, resultado do avanço da colheita da soja e do milho primeira safra, que têm confirmado boas produtividades e uma estimativa maior da área de milho segunda safra. Apesar desse resultado ser 2,1% menor que o da última safra, o Brasil deve colher a segunda maior safra da história.

No primeiro trimestre deste ano, a comercialização da safra 2017/18 de soja em Goiás chegou a 60%, conforme apontou a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO). Em nota, a entidade argumentou que “o mercado internacional está aquecido. A exemplo de outros estados, a comercialização avançou rapidamente nas últimas semanas”.

Baseando-se em dados colhidos junto ao Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), a Aprosoja disse que a colheita de soja foi concluída em cerca de 65% (no mês de março) dos quase 3,4 milhões de hectares plantados neste ano, mas seguia atrasada na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 80% das lavouras já haviam sido colhidas. A área plantada no estado cresceu 3,3%, para uma produção superior a 11 milhões de toneladas. A soja e o milho, que possuem os maiores volumes de produção do País, devem ter produção de 117 e 89,2 milhões de toneladas, respectivamente. Do total da produção de milho, 26,3 milhões de toneladas devem ser colhidas na primeira safra e 62,9 milhões de toneladas, na segunda.

Portal Revista Safra, com informações da Conab e Aprosoja-GO

O post Safra de soja ganha 14 milhões de novos hectares apareceu primeiro em Portal Revista Safra.

Powered by WPeMatico

Check Also

Convênio possibilita profissionalização de jovens e adultos em áreas rurais da Bahia

“Por meio do nosso Centro de Treinamentos, temos toda uma infraestrutura existente, com equipamentos e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *