Home » Notícias » Plano ABC ganha destaque em evento sobre conservação do solo

Plano ABC ganha destaque em evento sobre conservação do solo

A atuação de empresas, estratégias para inovações tecnológicas na agricultura, planos para a conservação do solo e os desafios para a produção sustentável foram debatidos no seminárioPor ocasião das comemorações referentes ao Dia Nacional da Conservação de Solo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou nesta quinta-feira (12) um seminário sobre o tema, no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Intitulado Conservação de solo: Sustentabilidade na produção de alimentos e na segurança hídrica, o encontro reuniu especialistas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e empresários do setor.

O coordenador da implementação do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), Elvison Nunes Ramos, destacou a importância do Plano “como uma política pública que visa realmente ajudar o produtor rural nesse processo de conservação do solo e que disponibiliza uma linha de crédito para ajudar o produtor rural nessa mudança de um sistema menos conservador para um mais conservador”.

A atuação de empresas, estratégias para inovações tecnológicas na agricultura, planos para a conservação do solo e os desafios para a produção sustentável foram debatidos no seminário. Segundo o chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Mapa, Maurício Carvalho de Oliveira, a conservação do solo é essencial para o Brasil, não só por sua importância para a agricultura no presente e no futuro, como também por seu papel na segurança alimentar nacional e mundial. “Temos que estabelecer uma política capaz de assegurar o desenvolvimento do setor agrícola e o equilíbrio ambiental, atendendo às necessidades das populações atuais, sem comprometer as gerações futuras”.

Oliveira ressalta ser crucial que o País continue ampliando o uso de tecnologias como o plantio direto, a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e a recuperação de pastagens degradadas, todas previstas no Plano ABC para reforçar a conservação do solo, da água e dos recursos naturais. O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado em 15 de abril, data regulamentada pela Lei 7.876 de 13 de novembro de 1989. A criação desta data foi uma iniciativa do Mapa.

Mapa

O post Plano ABC ganha destaque em evento sobre conservação do solo apareceu primeiro em Portal Revista Safra.

Powered by WPeMatico

Check Also

Sem ações preventivas, milho voluntário causa prejuízos em lavouras de soja

As plantas daninhas estão entre os principais limitantes da produtividade das culturas. As perdas podem ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *