Home » Notícias » PIB-volume do agronegócio cresce 7,6% em 2017

PIB-volume do agronegócio cresce 7,6% em 2017

Movimento de baixa da renda foi verificado em todos os segmentos que compõem o agronegócio. Segundo pesquisadores do Cepea/USP, de maneira geral, o cenário de preços em queda refletiu a oferta recorde de produtos agropecuários, preços internacionais baixos, apreciação real da taxa de câmbio ao longo de 2017No ano passado, o agronegócio brasileiro impulsionou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB nacional, que registrou alta de 1%) e ajudou no controle da inflação. De acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq/USP), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB-volume do agronegócio brasileiro cresceu 7,6% em 2017.

Novamente, o ramo agrícola é que deu impulso para o PIB-volume, visto que registrou aumento de 9,2% em 2017. Para o ramo pecuário, o crescimento foi de 3,8%. De acordo com pesquisadores do Cepea/USP, investimentos e clima favorável elevaram a produtividade no campo e contribuíram para o excepcional desempenho da produção agrícola brasileira.

No entanto, a elevada produção não se refletiu em expansão da renda dos agentes envolvidos no agronegócio. Ao contrário, a pressão baixista da média de preços reais de produtos do agronegócio acabou suprimindo a evolução significativa em volume de produção e o PIB-renda do setor recuou 4,6% em 2017.

O movimento de baixa da renda foi verificado em todos os segmentos que compõem o agronegócio. Segundo pesquisadores do Cepea/USP, de maneira geral, o cenário de preços em queda refletiu a oferta recorde de produtos agropecuários, preços internacionais baixos, apreciação real da taxa de câmbio ao longo de 2017 e demanda interna ainda enfraquecida com efeitos da crise econômica brasileira. Produzindo mais a menores preços, o agronegócio favoreceu a economia e a sociedade como um todo, à medida que elevou a oferta, contribuindo com um maior abastecimento, com a geração de divisas e com o controle da inflação. Acesse relatório detalhado.

Cepea/USP

O post PIB-volume do agronegócio cresce 7,6% em 2017 apareceu primeiro em Portal Revista Safra.

Powered by WPeMatico

Check Also

Sem ações preventivas, milho voluntário causa prejuízos em lavouras de soja

As plantas daninhas estão entre os principais limitantes da produtividade das culturas. As perdas podem ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *