Home » Notícias » Mercado reduz projeção do crescimento da economia para 2,76%

Mercado reduz projeção do crescimento da economia para 2,76%

Na projeção para a inflação este ano, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do País) passou de 3,53% para 3,48% na décima primeira redução consecutivaO mercado financeiro reduziu a projeção para o crescimento da economia este ano. De acordo com a pesquisa do Banco Central (BC) junto a instituições financeiras, a estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no País – caiu pela terceira semana consecutiva. Desta vez, a projeção passou de 2,80% para 2,76%. Há quatro semanas, a estimativa estava em 2,83%. Para 2019, a expectativa permanece em 3% há 11 semanas seguidas. Os dados constam do Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central às segundas-feiras.

O mercado financeiro também tem alterado a projeção para a inflação este ano. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do País) passou de 3,53% para 3,48% na décima primeira redução consecutiva. A projeção segue abaixo do centro da meta de 4,5%, mas acima do limite inferior de 3%. Para 2019, a estimativa para a inflação foi ajustada de 4,09% para 4,07%, abaixo do centro da meta (4,25%).

Para alcançar a meta, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6,5% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom diminui os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação. De acordo com a previsão do mercado financeiro, a Selic encerrará 2018 em 6,25% ao ano e subirá ao longo de 2019, encerrando o período em 8% ao ano.

Agência Brasil

O post Mercado reduz projeção do crescimento da economia para 2,76% apareceu primeiro em Portal Revista Safra.

Powered by WPeMatico

Check Also

Sem ações preventivas, milho voluntário causa prejuízos em lavouras de soja

As plantas daninhas estão entre os principais limitantes da produtividade das culturas. As perdas podem ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *