Home » Notícias » Goiás é destaque no Desafio Nacional de Máxima Produtividade da soja

Goiás é destaque no Desafio Nacional de Máxima Produtividade da soja

Estado figura na 10ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), com o maior número de sojicultores participantes da Região Centro-Oeste. Na safra 2017/2018, 454 produtores goianos se inscreveram e concorrem ao título de melhores produtores do grão no PaísBons ventos para a soja na atual safra. Conforme o 7º Levantamento da Safra de Grãos, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), já próximo do fim da colheita, a estimativa de rendimento é de 3,25 mil quilos por hectare, a segunda maior produtividade média do País. Na Região Centro-Oeste, houve ganho de área com recorde, cuja produção deve chegar a 114,96 milhões de toneladas.

Seguindo a tendência de crescimento, Goiás figura na 10ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), como o estado com o maior número de sojicultores participantes da Região Centro-Oeste. Na safra 2017/2018, 454 produtores goianos se inscreveram e concorrem ao título de melhores produtores do grão no País.

Goiás ultrapassou Mato Grosso do Sul (340 agricultores) e Mato Grosso (179 agricultores) e é o líder no número de participantes da região. Em relação à safra 2016/2017, os goianos tiveram um crescimento aproximado de 39% nas inscrições. “Com a décima edição do evento, muitas pessoas estão conhecendo melhor o Desafio e entendendo que a troca de experiências é fundamental para atingir os maiores níveis de produtividade”, explica o presidente do Cesb, Nery Ribas. O vencedor do Desafio Cesb de Máxima Produtividade 2017/2018, bem como a revelação dos melhores cases, serão apresentados no 8º Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), evento que será realizado de 11 a 14 de junho de 2018 no Centro de Convenções de Goiânia (GO).

O objetivo do concurso é criar novas referências da produtividade de soja por meio da captação, análise e disseminação das melhores práticas identificadas no Desafio. Os produtores se inscrevem voluntariamente em duas categorias: irrigada e não-irrigada. Em seguida, um grupo de auditores técnicos percorre as áreas para verificar os resultados e eleger os campeões.

Na safra 2016/2017, na categoria não-irrigada, o vencedor da Região Centro-Oeste foi Elton Zanella, da cidade de Campos de Júlio (MT), com uma produção de 122,20 sacas por hectare. Em âmbito nacional, o vencedor foi Marcos Seitz, de Guarapuava (PR), que obteve 149,08 sacas por hectare. No cultivo irrigado de soja, o ganhador foi Octaviano Camargo Silva, de Bernardino de Campos (SP), que alcançou 106,43 sacas por hectare. No mesmo período, a média nacional, de acordo com dados da Conab, foi de 56 sacas por hectare.

Cesb – O Cesb é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira. O Cesb é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), nos termos da Lei n° 9.790. Atualmente, o Cesb é composto por 17 Membros e 22 entidades patrocinadoras: Syngenta, BASF, Bayer, Jacto, Mosaic, TMG, Stoller, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem, UPL do Brasil, Aprosoja MT, Produquímica, Instituto Phytus, DuPont, Timac Agro, Ical, Brasmax, Nidera, Strider, FMC e Agrolink.

Portal Revista Safra, com informações da PG1

O post Goiás é destaque no Desafio Nacional de Máxima Produtividade da soja apareceu primeiro em Portal Revista Safra.

Powered by WPeMatico

Check Also

Com safra de 228 milhões de toneladas, exportações já somam US$ 49 bilhões

A China manteve-se como principal destino das exportações do agronegócio brasileiro no primeiro semestre deste ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *