Home » Notícias » Fenômeno climático atinge regiões produtoras do País  

Fenômeno climático atinge regiões produtoras do País  

Conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o fenômeno trouxe bons volumes de chuva para essas regiões. As demais áreas que não foram afetadas pelo efeito, como sul do Pará, sul do Tocantins e Piauí (este na região conhecida como Matopiba) também registraram chuva nas últimas semanasMoacir Neto

As chuvas na primeira quinzena de janeiro têm sido frequentes, sobretudo nas regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Mas comprometeram a produção em algumas regiões de plantio, notadamente em relação ao manejo e aplicação de defensivos para o combate da ferrugem asiática da soja. Ainda assim, a produção total de grãos está estimada em 228 milhões de toneladas, uma redução de 4,1% em relação à safra 2016/2017, conforme mostra o 4º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na manhã desta quinta-feira, 11.

Conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o fenômeno trouxe bons volumes de chuva para essas regiões. As demais áreas que não foram afetadas pelo efeito, como sul do Pará, sul do Tocantins e Piauí (este na região conhecida como Matopiba) também registraram chuva nas últimas semanas, com forte diminuição nos últimos dias. Apenas no extremo sul do Brasil e em grande parte da região Nordeste, como oeste da Bahia (Matopiba), apresentam chuvas mais irregulares e menos frequentes para essa época do ano.

Desde ontem, 10, a previsão é de mudança no cenário, quando o corredor de umidade Sudeste/Centro-Oeste deve se dissipar, e as regiões produtoras, principalmente de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo terão uma boa janela para colheita e, logo em seguida, para o plantio. Por outro lado, a região Sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul deve ter registros de chuva.

Na atual safra, o algodão permanece com estimativa de aumento na produção (1,70 milhão toneladas de pluma), com o plantio se intensificando nos próximos dias nas principais regiões produtoras. O amendoim primeira safra tem produção estimada em 452,2 mil toneladas, concentrada em São Paulo. Já o arroz deve alcançar produção de 11,6 milhões de toneladas, sem alterações no último levantamento da Conab.

Portal Revista Safra, com informações do Climatempo e Conab

O post Fenômeno climático atinge regiões produtoras do País   apareceu primeiro em Portal Revista Safra.

Powered by WPeMatico

Check Also

Com safra de 228 milhões de toneladas, exportações já somam US$ 49 bilhões

A China manteve-se como principal destino das exportações do agronegócio brasileiro no primeiro semestre deste ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *