Home » Notícias » Clima compromete produtividade da safra 2017/2018

Clima compromete produtividade da safra 2017/2018

Em Santa Catarina, a área plantada de milho recuou de 350 mil hectares, em 2017, para 250 mil na atual safra, o que resultará em maior déficit de milho este anoMoacir Neto

Durante a semana, pancadas de chuva devem ocorrer do Maranhão à Bahia, incluindo Goiás e Mato Grosso. Mas o período chuvoso traz uma preocupação a mais para os produtores, sobretudo de grãos, em plena época de colheita. A água compromete os trabalhos no campo, principalmente as pulverizações. Cenário um pouco diferente da safra anterior, histórica e com números ainda não superados, de 238 milhões de toneladas de grãos. Devido ao clima, a situação para a safra 2017/2018 pode ser um pouco diferente, conforme estima a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que já prevê recuo de 4,4% a 6,2% em relação à anterior, totalizando 225 milhões de toneladas.

Em Santa Catarina, a área plantada de milho recuou de 350 mil hectares, em 2017, para 250 mil na atual safra, o que resultará em maior déficit de milho este ano. A produção total deve ficar na casa de 2,5 milhões de toneladas. Na safra de soja a situação será inversa. Em 2017 foram 600 mil hectares plantados e, em 2018, sobe para 700 mil, com uma expectativa de colher 4 milhões de toneladas. Houve uma inversão de produção em função dos custos da soja serem menores que o do milho e existir uma maior liquidez da soja no mercado.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, atribui a situação, sobretudo, a questões climáticas. “Em 2017 tivemos uma situação climática excelente para o plantio de grãos e, aliado a isso, pouca incidência de pragas nas lavouras. Devido à alta produção, os estoques, principalmente de milho, são elevados no Brasil e no mundo e as exportações brasileiras podem chegar a 35 milhões de toneladas”, diz, por meio de assessoria.

Portal Revista Safra, com informações da MB Comunicação

O post Clima compromete produtividade da safra 2017/2018 apareceu primeiro em Portal Revista Safra.

Powered by WPeMatico

Check Also

Comitiva de cinco países conhece produção de café e lácteos em Minas

Durante três dias, o grupo visitará fazendas, a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *