Home » Notícias » Chuva dificulta colheita da soja e plantio do algodão

Chuva dificulta colheita da soja e plantio do algodão

Pancadas de chuva também devem ser observadas sobre as áreas produtoras do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Essas chuvas que ocorrem, sobretudo, no Mato Grosso já começam a causar estragos e prejuízos aos produtores de soja, pois não possibilitam a realização da colheita, onde muitas lavouras já estão dessecadas e aptas a serem colhidasMoacir Neto

A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de aumento na produção de algodão, alcançando 1,7 milhão de toneladas, com o plantio se intensificando nos próximos dias nas principais regiões produtoras do País. Isso, se a chuva der trégua, o que pode não ocorrer conforme as previsões climáticas. Com a colheita de soja atrasada, em decorrência das chuvas, o plantio de algodão segunda safra segue o mesmo ritmo. O atraso é comparado ao do mesmo período do ano passado e também com a média dos últimos cinco anos.

Nesta sexta-feira, 12, áreas de instabilidade predominam sobre a região central do Brasil. Como resultado, todo o fim de semana será, novamente, marcado por chuvas intermitentes sobre quase todas as regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e metade sul de Minas, Paraná, Santa Catarina e Pará.

Pancadas de chuva também devem ser observadas sobre as áreas produtoras do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia (Estados que compõem o Matopiba). Essas chuvas que ocorrem, sobretudo, no Mato Grosso já começam a causar estragos e prejuízos aos produtores de soja, pois não possibilitam a realização da colheita, onde muitas lavouras já estão dessecadas e aptas a serem colhidas. Já existem relatos de soja ardendo e apodrecendo.

A previsão é de que as chuvas só comecem a dar trégua sobre a região Central do Brasil, em especial do Mato Grosso e em Goiás, no começo próxima semana. A previsão permanece de chuva generalizada ao longo de todo esse final de semana e em algumas localidades e os volumes poderão ultrapassar os 100 milímetros durante os próximos três dias, como ocorrerá na região leste do Mato Grosso.

No Matopiba, a previsão não só para essa sexta-feira, mas para todo o final de semana, é de pancadas de chuva ao longo de todo o período. Porém, já a partir desse começo de semana, a previsão é de tempo aberto e sem chuva, e deve ocorrer o histórico veranico de 10 a 20 dias na região.

Portal Revista Safra, com informações do Climatempo e Conab

O post Chuva dificulta colheita da soja e plantio do algodão apareceu primeiro em Portal Revista Safra.

Powered by WPeMatico

Check Also

Comitiva de cinco países conhece produção de café e lácteos em Minas

Durante três dias, o grupo visitará fazendas, a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *